INFORME INSTITUCIONAL 016/2020
26/03/2020.

I – COVID-19 – Decorridos 4 dias com aulas suspensas, independente do nosso desejo, mas por determinação dos governos estadual e municipal, reafirmamos a nossa tranquilidade com a ausência de diagnósticos positivos no município e região, conforme declaramos a nossa visão no Informe Institucional 015/2020, sinalizando e assegurando, assim, a saúde dos nossos idosos e de pessoas com baixa imunidade.

II – CALENDÁRIO ESCOLAR – Por força da LDB, lei que regulamenta a Educação Brasileira, as Instituições de Ensino, independente de qualquer situação, devem assegurar 200 dias letivos, conforme Contrato de Prestação de Serviços Educacionais, com aulas presenciais. Por força da pandemia, o MEC deliberou sobre orientações às famílias e estudantes via internet ou por outro recurso (on-line) para estudos domiciliares, enquanto estiverem impedidos de frequentar as escolas. Considerando a ineficiência dos processos para a escola básica, principalmente Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental, mesmo com recursos disponibilizados pelo Sistema Ari de Sá, resolvemos manter mais uma semana sem o uso desses recursos, acreditando que se a região continuar sem confirmação de contaminação, retornaremos às aulas no próximo dia 06 de abril. Se, por força da pandemia, houver necessidade de adiar por mais alguns dias, seguiremos novas orientações com possibilidades de propormos alternativas produtivas. Aguardaremos as deliberações governamentais.

III – MENSALIDADES ESCOLARES – Deixamos claro aos contratantes, que nunca foi e nem será interesse do Colégio tirar vantagens do momento conflitante e de perdas para toda sociedade, cobrando o que não seja vendido e usado. Assim, esclarecemos:

1. Mensalidades com vencimento em 02/04 será devida, conforme contrato. Fica estabelecido que o colégio apresentará programação de reposição dos 7 dias letivos, referente a essa parcela, após o retorno dos estudantes. A secretaria da Faculdade funcionará nos turnos matutino e vespertino, à disposição dos contratantes, para os recebimentos até o dia 02/04.
  2. Mensalidades com vencimento em 02/05. O recebimento dependerá do que ocorrer no mês de abril (a partir de quando e quantos dias letivos), podendo ocorrer o pagamento no vencimento para reposição ou transferência dos valores para o período de reposição das aulas, no futuro. A definição do pagamento ocorrerá somente após o retorno.
    Reafirmamos o propósito do VIDAM de acolher as famílias e os estudantes, sem pânico e sem tirar vantagens do momento por que passa o nosso país. Todos têm os contatos da secretaria e das coordenações para o envio de dúvidas e sugestões, evitando assim os comentários descabidos nos grupos de WhatsApp, com membros sem o mínimo poder de decisão, aconselhamento e perfil de ajuda, o que só dificulta o percurso para se chegar ao entendimento e solução.

IV – VISÃO INSTITUCIONAL – Os relatórios e depoimentos científicos de alto nível têm contribuído para a construção de conceitos sobre o coronavírus e a pandemia, deixando-nos tranquilos, já que o isolamento social deverá ocorrer para proteção dos IDOSOS e PESSOAS COM BAIXA IMUNIDADE. Crianças, jovens e adultos com imunidade ficarão resfriados após contaminação, mas sem risco de morte. O que devemos, preventivamente, é distanciar os nossos idosos e pessoas com baixa imunidade de todos com circulação social.
Percebe-se que, desde o caos da China, passando pela Itália e outros países, até chegar ao Brasil, onde o momento politico, as convicções ideológicas e os interesses da imprensa favorecem a formação de opiniões em alguns segmentos da sociedade, gerando um engodo maléfico à vida das pessoas e das instituições, principalmente à classe trabalhadora e ao segmento produtivo.
Desde ontem, felizmente, o país amanheceu com um ar de consciência coletiva sobre alguns equívocos e com decisões inteligentes de correção de rumo, por parte de algumas autoridades, o que nos deixa otimistas para que, até o dia 6, retornemos à normalidade em nosso país, principalmente com o restabelecimento das nossas aulas, com total segurança para os idosos e pessoas com baixa imunidade.

Prof. José Wilson dos Santos
Diretor