O Colégio VIDAM tem Proposta Pedagógica inovadora que prepara o sujeito para o futuro

Desde 1982 (data de fundação do Colégio AGES, atual Colégio VIDAM), na nossa escola a Metodologia Ativa é o instrumento essencial de desenvolvimento da aprendizagem dos estudantes. Recentemente, a partir da implantação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e com a estruturação da Proposta Pedagógica desta escola, possibilitamos que o educando se projete para o futuro e aprenda por meio de atividades práticas.

Nessa perspectiva, os alunos serão protagonistas, enquanto os professores atuam como mediadores do processo com objetivos de aprendizagem definidos. Nesta metodologia inovadora, o planejamento diário, semanal, mensal, semestral e anual da equipe docente é estruturado e integrado (proporcionando a interdisciplinaridade).

Os estudantes participam de Aulas Estruturadas (AE) com ênfase aos projetos e alinhadas à BNCC por meio de:

I – Problematização;

II – Aula Estruturada para o desenvolvimento de competências;

III – Visitas técnicas;

IV – Encontro com o Grupo Tutorial;

V – Aula Estruturada para teorização;

VI – Aula Estruturada para simulação em laboratório;

VII – Contextualização em seminários;

VIII – Momento de assembleias.

A todo o tempo, os educandos expõem opiniões, fazem questionamentos, trocam experiências e participam de várias práticas em espaços diferenciados (laboratórios, Fazenda Experimental VIDAM e visitas técnicas em ambientes de estudo, na sociedade). A produção de textos orais e escritos (sínteses e relatórios) também está presente no processo de aprendizagem. Nesse viés, a partir da mediação dos professores, o sujeito constrói o próprio conhecimento, desenvolvendo as 10 competências da BNCC:

1. Conhecimento
  2. Pensamento científico, crítico e criativo
  3. Repertório cultural
  4. Comunicação
  5. Cultura digital
  6. Trabalho e projeto de vida
  7. Argumentação
  8. Autoconhecimento e autocuidado
  9. Empatia e cooperação
  10. Responsabilidade e cidadania

Por meio desta proposta pedagógica, as crianças e jovens se projetarão para o futuro, uma vez que “o ser humano é ‘terra, ar e água’, estando apto a ‘aprender a aprender’, a fazer, a ser, a conviver e a transcender”, conforme afirmou o Prof. José Wilson dos Santos (Fundador e Diretor do Colégio VIDAM) ao apresentar a proposta à comunidade escolar. Assim, educamos gente para criar lógica para atuarem de maneira capaz a responder os desafios do mundo, com uma mente perfeita para agir, perceber, raciocinar e brilhar.

Colégio VIDAM: a escola do futuro!

Entre em contato conosco!
Nossa equipe pedagógica responderá o mais breve possível.